As descobertas indicam que a MÚSICA por si mesma aumenta as funções
cerebrais mais elevadas, exigidas para o aprendizado de matemática,
xadrez, ciências e engenharia.
Descobertas, publicadas na edição de fevereiro de 1997 da revista Neurilogical Research,
é o resultado de dois anos de experiências com crianças em idade
pré-escolar, dirigidas pela psicóloga Dra. Frances Rauscher, da
Universidade de Wiscosin, em Oshkosh, e pelo físico Dr. Gordon Dhaw, da Universidade da Califórnia, em Irvine.
Para prosseguir seus estudos revolucionários que indicavam a forma pela
qual a música pode aumentar a habilidade de raciocínio espacial, os
pesquisadores dedicaram-se a comparar os efeitos do treinamento musical e
não musical no desenvolvimento intelectual.
Os resultados reforçam a ligação casual entre a música e a
inteligência. A MÚSICA educa o intelecto e produz melhorias a longo
prazo. Além de as atividades musicais aumentarem a habilidade da criança
de aprender matemática básica e leitura, desenvolvem habilidades para
ter uma vida bem-sucedida, como por exemplo, autodisciplina, capacidade
para trabalhar em grupo e facilidade para a resolução de problemas.
Fonte: A importância da música para as crianças. i-música, Instituto Abemúsica Pela Educação Musical. 3ª Ed. 2012.